quinta-feira, 16 de julho de 2009

Gestalt, behaviorismo e comunicação social: ligações históricas

Juliana Fausto, em estudos publicados em 1999, diz:
"A Escola da Gestalt não se limitou apenas à percepção, mas expandiu suas teorias a várias áreas de conhecimento, revolucionando a psicologia e influenciando diretamente muitos pensadores. Pode-se dizer, por exemplo, que o behaviorismo de Skinner bebe basicamente da fonte da Gestalt. Esta foi e continua sendo uma escola revolucionária e de um imenso valor histórico."
Encontro afirmação análoga sobre influências gestálticas no behaviorismo:
Artigo de Lazzarotto e Rossi relaciona o behaviorismo e a Gestalt com a comunicação social, pois elas julgam que os princípios básicos dessas teorias psicológicas permitem uma reflexão acerca da comunicação. A medida que o texto apresenta esses princípios, são relacionados como a publicidade, em especial, utiliza-se deles. "Enfatizei principalmente a Gestalt por que acredito que seja a teoria que a maioria tem menor conhecimento. Além disso, relacionei sempre que lembrei com alguma propaganda que se utilizava da teoria, ao menos aparentemente. Os anúncios e os anunciantes passam a se utilizar mais fortemente destas teorias e de outras a partir do momento que informar sobre o produto simplesmente não funcionava mais para a venda destes, assim essas mensagens passaram agora a impulsionarem uma compra irracional. O condicionamento e o comportamento observável são os conceitos behavioristas mais utilizados pela mídia. Acredito que a propaganda nova da Skol, aquela dos ratinhos, é muito clara nesse sentido. Porque as propagandas se utilizam desses conceitos indiretamente, mas essa propaganda mostra o behaviorismo explicitamente."
Na publicidade - O outro conceito do behaviorismo importante, segundo o artigo, é o comportamento reflexo (involuntário) e o operante. Quando às propagandas de refrigerante, por exemplo, colocam pessoas famosas e bonitas, faz com que os consumidores que a bebem vejam como conseqüência o sucesso e não a celulite. Nesse caso, a sede seria o estímulo incondicionado, beber o refrigerante o estímulo condicionado e o reforço seria o sucesso. “Os meios de comunicação munem-se de condições para manipular não somente o sujeito, mas também sua forma de conhecer objetos.” (p.31) Assim, utiliza-se da freqüência de repetição do slogan, a intensidade, a mudança de movimento (é mais atraente uma propaganda com uma pessoa falando do que parada), e ainda a sensibilização do mecanismo de percepção individual.
Conclusão - As duas teorias enfatizam o ambiente, e as respostas e percepção do sujeito. Dessa forma, as duas servem à manipulação ou ao menos a possibilidade de manipular o sujeito e talvez por isso, são tão amplamente usadas pela comunicação social direta ou indiretamente e consciente ou inconscientemente.

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